Encontro Pedagógico apresenta novas estratégias de ensino


Faz parte da proposta pedagógica do Sistema de Ensino Objetivo o constante aprimoramento dos educadores. No dia 10 de abril aconteceu mais uma edição do Encontro Pedagógico online, reunindo professores, coordenadores e gestores das escolas parceiras.

Os especialistas que elaboram o material didático do Objetivo prepararam uma programação com mais de trinta cursos relacionados às diferentes áreas do conhecimento, que visam à promoção da troca de experiências e à constante capacitação dos participantes.

Em salas virtuais específicas para cada disciplina, os educadores receberam orientações sobre o planejamento e a condução das aulas, exploraram as possibilidades de uso do material didático e de avaliação do aprendizado coerentes com a proposta pedagógica do Sistema de Ensino Objetivo.

Como a criança de 2 a 6 anos constrói seu conhecimento e qual é o papel do adulto/professor no processo? Essas questões nortearam o curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento? A coordenadora Sandra Carulli e sua equipe de docentesEliana Nunes, Paula Malagrino, Monica Munuera, Katia Oliveira, Cecilia de Cássia Montanari, Fernanda Carpena, Katia Frigo, Aparecida Ferreira Maia Paglarin, Erika Machado e Regina Celia Gonçalvesapresentaram propostas referentes a esse tema aos professores da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental.

Em Coordenação motora global e fina, os professores José Lucimério Leite da Silva e Bianca Zorzan Camargo ressaltaram a importância, os benefícios e a relação do conteúdo com as atividades físicas, a leitura e a escrita. Foram discutidas também como as bases motoras evoluem nas crianças e as atividades que auxiliam nesse processo.

Um dos cursos oferecidos aos educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental foi Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores. A coordenadora de Língua Portuguesa Deborah Cristina Catarinacho e as professoras Michaélla de Moraes Gonçalves Teruel e Bruna Fabiani Fonseca discutiram um novo olhar a respeito das práticas de mediação de leitura literária aplicadas no contexto escolar. Para tanto, evidenciaram o papel do mediadorcuradorde leitura, que faz o papel de “ponte” entre o leitor e o livro, valorizando experiências essenciais para o desenvolvimento desse encontro.

Voltado aos docentes do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, o curso Ciências da Natureza – A BNCC e a inclusão das competências  socioemocionais como metas a serem trabalhadas com  os alunos em todas as áreas do conhecimento foi apresentado pela coordenadora Lais Lemes Costa e pelas professoras Eliete Elena Arruda Geraldo e Maíra Campos dos Santos Portal Uvo. As educadoras abordaram os principais eixos da inteligência emocional, utilizando pontos de vista de diferentes autores e as possibilidades de aplicação e estímulo dessas práticas em sala de aula.

Não há como negar, os alunos e professores estão cada vez mais conectados às tecnologias digitais, transformando o ambiente escolar em que estão inseridos. As professoras Luciana Baia Lopes, Rosana Perleto dos Santos e Maria da Graça Camilo de Carvalho levantaram essa discussão no curso Matemática e os desafios do ensino híbrido. Com foco nos educadores do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram propostas atividades que aliam recursos tecnológicos e despertam a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade nos alunos.

Para os docentes de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental foi elaborado o curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico. Mediado pela coordenadora Ana Paula Campolongo e pelo professor Angelo Antonio Tonelli Távora, a proposta foi desenvolver e valorizar a linguagem cartográfica e as representações espaciais presentes no material didático. O assunto é bastante relevante porque trata da necessidade de dialogar com estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem e amplia as potencialidades metodológicas para a explicação dos fenômenos e processos geográficos.

O coordenador de Arte José Minerini Neto e os educadores Tiago Vinicios Tosatti de Oliveira e Emanuele Maia discutiram com os docentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a temática Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – Revisão e preparação para 2022. O curso propôs elementos que possibilitem revisar o movimento artístico, considerando seus precedentes e os desdobramentos na arte e na cultura nacional e internacional.

Um dos cursos oferecidos aos docentes do Ensino Médio foi Ensinando a aprender Biologia, ministrado pelo coordenador Luis Carlos Bellinello e pelas professoras Mônica Segantini Bertoldo e Monica Teixeira Andrade Leal Coutinho. Foram apresentados mecanismos analógicos e digitais para auxiliar os alunos a criarem autonomia na busca e consolidação de conceitos envolvendo as bases neurológicas nos processos de aquisição, compreensão e prática do conhecimento.

Em História em 2021: desafios e perspectivas – o Novo Ensino Médio e o apoio para as Olimpíadas de História, o coordenador Daily de Matos Oliveira e o professor Guilherme Garcia Osanai analisaram as relações didáticas das aulas híbridas, esclarecendo as abordagens presentes no material didático.

O curso A tecnologia e os conhecimentos linguísticos ampliou o conhecimento da língua inglesa utilizando as ferramentas eletrônicas. Os professores Antonio Claudio Marques e Amanda Morais e Moraes apresentaram orientações e sugestões para um enriquecimento pedagógico dos docentes do Ensino Médio.

No curso Educação financeira no Ensino Médio foram discutidas as propostas de abordagens teóricas, práticas e de sistemas de avaliações tendo em vista a preparação da juventude para as práticas financeiras cotidianas.O coordenador de Matemática Giuseppe Nobilioni e os professores Marcelo da Silva Melo e Daniel Fernando Ferreira de Oliveira também ressaltaram que o conteúdo já é desenvolvido pelo Sistema Objetivo no segmento do Ensino Fundamental e terá continuidade no Ensino Médio por meio dos Itinerários Formativos.

O curso Coordenação em foco trouxe uma visão geral do trabalho desse profissional no desenvolvimento escolar, abordando a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem, de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional. Com mediação das educadoras Monica Souza, Flori Jane Spósito, Cassia Barreto e Fabiana Costa, o encontro reuniu coordenadores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nesta edição do Encontro Pedagógico online também foram realizadas palestras sobre questões relevantes da atualidade voltadas aos gestores. Os temas propostos foram: Ensino híbridoexperiências e possibilidades e Crescer dói. Mas vai valer a pena!, apresentados, respectivamente, pelas professoras Sonia Bercito e Silvia Helena Hernandes.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram desse encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou neste link.

Com a palavra, os participantes:

“Essa troca de ideia é muito válida para sempre aprimorarmos nossos conhecimentos.”
Anne Ayla de Medeiros, coordenadora pedagógica do Colégio Diocesano Seridoense, Caicó (RN) curso Coordenação em foco.

“Curso muito produtivo!”
Ana Cláudia Costa Barbosa Landim, coordenadora do Cemiba, Barra do Piraí (RJ) curso Coordenação em foco.

“Muito boa a apresentação, esclarecedora, pertinente. Obrigada.”
Ana Fortunato, professora, Prevê Objetivo, Marília (SP) Curso História em 2021: desafios e perspectivas o Novo Ensino Médio e o apoio para as Olimpíadas de História.

“Ótima oficina. Bastante esclarecedora e maravilhosas dicas!”
Maria Helena Haydê Valença, professora do Externato Elvira Ramos, São Paulo (SP) curso Ensinando a aprender Biologia.

“Fantástico. Tempo muito bem aproveitado, com dicas excelentes. Adorei, Parabéns!”
Bárbara Malerba Bergamin Ramos, professora do Ensino Médio do Objetivo Itatiba, Itatiba (SP) curso A tecnologia e os conhecimentos linguísticos.

“Vocês são demais... Amo os cursos! Parabéns...”
Ligia Paula Rossetto, professora do Colégio Objetivo Ibirá (SP) curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“O curso é de grande importância para uma reciclagem nesse momento que estamos passando.”
Adriana Lima de Araujo, professora do Objetivo Mix Júnior, Araguari (MG)curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Várias dicas e ideias úteis para o dia a dia com as crianças.”
Michele Gomes de Oliveira Marques, auxiliar de sala do Objetivo Infantil SBC, São Bernardo do Campo (SP) cursos Coordenação motora global e fina eMediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Estou adorando o curso. Tirei algumas dúvidas em relação à apostila e à vivência com os pais nas aulas remotas, que tem sido meu maior desafio, e tenho certeza de que de outros professores também.”
Bianca Cristina Vieira, professora do Império educacional, Paracatu (MG) curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Como sempre um curso maravilhoso, cheio de conteúdos inovadores. Parabéns à Cássia e à Fernanda.”
Nívea Tatiana Silva Telles, professora do Centro Educacional Águas Claras, Brasília (DF) cursoMediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Muito produtivo esse Encontro Pedagógico. Parabenizo as professoras pela explicação e pelo material excelente!”
Tathiane Gomes Petreli Vidoti, pedagoga do Coopeq/Objetivo, São José dos Quatro Marcos (MT) – cursoMediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?

“Agradecer a toda equipe do Objetivo, pois mesmo com esse "novo cenário" que a pandemia nos trouxe, temos a oportunidade de continuar nossa relação dialógica e sempre crescer diante desses novos desafios diários. Quero agradecer em especial às professoras palestrantes, pois com tanta sutileza, empatia, respeito e conhecimento aproximaram e envolveram um grupo com mais de 100 pessoas num contexto online, dando voz e conduzindo os questionamentos, de acordo com o conteúdo.”
Adriana Aparecida Pontes Penteado Mello, professora do Colégio Objetivo, Santana de Parnaíba (SP) curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento.

“Excelente curso! Ideias de jogos muito bacanas para auxiliar no desenvolvimento da criança.”
Ana Carolina da Silva Guedes, professora do Objetivo Passa Quatro (MG) curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento.

“Sempre muito enriquecedor os eventos organizados por vocês.”
Bianca Carolina de Barros Dias, professora do Colégio Objetivo, Mairinque (SP) curso Linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“Excelente encontro para agregar ainda mais conhecimentos geográficos.”
Adriana da Costa Paiva, professora do Colégio Objetivo, Altamira (PA) curso Linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“É sempre um prazer participar desse encontro. Fico muito agradecida com as novas possibilidades de aprender e compartilhar.”
Nalva Lucia Aparecida Guerra, professora do Colégio Objetivo Uberlândia, Uberlândia (MG) curso Linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“Foi um evento muito enriquecedor.”
Keila Oliveira da Silva, estagiária do Colégio Interagir Júnior Sistema Objetivo de Ensino, Dourados (MS) – curso A arte na Educação Infantil e as novas mídias.

“O curso foi muito proveitoso. Uma manhã cheia de novos conhecimentos!”
Maria Julia Carbornar, professora auxiliar do Colégio João Paulo II, Pitanga (Paraná) curso A arte na Educação Infantil e as novas mídias.

“Adorei participar desse curso, muito produtivo! Nota dez para Mônica na apresentação do curso. Só tenho elogios a toda a equipe! Obrigada.”
Érika de Sousa Silva Cavalcanti Quixadá Felício, auxiliar de classe do Objetivo SCS, São Caetano do Sul (SP) curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes.

“Curso muito válido e super-rico em conhecimento. Parabéns a todos!”
Cristiany Neves Freire – professora do Colégio Vaccaro, São Paulo (SP) curso Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores.

“Muito gratificante esses encontros virtuais, pois a troca de experiências sempre traz muito conhecimento. Grata por tudo!”
Rosana Dobras, professora do 4.º ano do Ensino Fundamental do Liceu Tales de Mileto – Objetivo, Santa Rosa de Viterbo (SP) – curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes.

“Gostaria de agradecer pelo excelente curso. Vocês são simplesmente espetaculares, dinâmicas, espontâneas, construtivas. Simplesmente amei, vocês sempre contribuem com boas ideias e informações enriquecedoras. Parabéns.”
Cristiane de Moraes Teodozio, professora do Ensino Fundamental l, Monforte, São Paulo (SP) curso Ciências da Natureza A BNCC e a inclusão das competências socioemocionais como metas a serem trabalhadas com os alunos em todas as áreas do conhecimento.

“Parabéns mais uma vez pelo interessante curso. Amei...”
Marisa Caetano Fernandes, professora do Colégio Destaque Objetivo, Fronteira (MG) curso Ciências da Natureza A BNCC e a inclusão das competências socioemocionais como metas a serem trabalhadas com os alunos em todas as áreas do conhecimento.

“Superimportantes todas as informações compartilhada. Abriu um leque maior de possibilidades para se trabalhar. Obrigado!”
Renato Zanotto Vechier, professor do Colégio Melo Aragão, São Paulocurso Gamificação na Educação Física escolar.

“Sempre um aprendizado novo e, diante dessas ideias, a readaptação para o nosso público e situação. Parabéns e muito obrigado.”
Clodoaldo Carlos Matheus, professor do Colégio Objetivo Jaboticabal e Guariba (SP) curso Gamificação na Educação Física escolar.

“Muito gratificante! Não conhecia as ferramentas. Acredito que os alunos ficarão encantados!”
Miriam Braga Marchan Vidal, professora da Escola 13 de Junho, Colégio Objetivo Junqueirópolis (SP) curso A Matemática e os desafios do ensino híbrido.

“Parabéns pelo curso, muito bem elaborado.”
Adilson Reis Ferreira Júnior, professor do Objetivo Uberlândia (MG)
curso A Matemática e os desafios do ensino híbrido.

“Que tenhamos mais encontros como esses. Parabéns a todos!”
Fernando Jerri de Oliveira, professor do Colégio América, Manhuaçu (MG) curso A Matemática e os desafios do ensino híbrido.

“Bom evento, importante para nossa formação e nossa atualização.”
Fernando Alves Sales, professor de Redação do Objetivo de Pouso Alegre
(MG) curso Itinerários formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo.

“Estou encantada com a palestrante professora Paula. Em tempos tão sombrios, encontrei na sua fala muito amor, um "up" para nossa área.”
Helena de Oliveira Andrade, professora, João Paulo, Pitanga (PR) curso Itinerários formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo.

“Dinâmica excelente!”
Vera Lucia de Santana Matos, professora do Colégio Objetivo, Brasília (DF) curso Itinerários formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo.

“Evento bem organizado e palestrantes maravilhosas. Parabéns a toda a equipe.”
Larissa Camargo, professora do Colégio Geração Objetivo, Cassilândia (MS) curso Itinerários formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo.

“Encontro maravilhoso, estão de parabéns pela maneira que conduziram o curso!”
Graciela Martins, professora do Ensino fundamental II do Objetivo Santa Isabel, Santa Isabel (SP) curso Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922Revisão e preparação para 2022.

“Parabéns, simplesmente amei.”
Cassia Azevedo, professora do Colégio Objetivo Sapiens, Altamira (PA) curso Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – Revisão e preparação para 2022.

“Muito prazerosa a manhã. Conhecimento de novos aplicativos. Passou muito rápido. Feliz e motivada para seguir.”
Claudia Magalhaes Gil, professora do Objetivo Baixada, São Vicente e Guarujá (SP) curso Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – Revisão e preparação para 2022.

“O curso é sempre um momento de aprendizado, novos olhares e autoavaliação. A percepção de outros colegas nos auxilia remotamente e gera algo saudável.”
Layane, professora do Colégio Dimensão, Avaré (SP) curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“Excelente encontro para agregar ainda mais conhecimentos geográficos.”
Adriana da Costa Paiva, professora do Colégio Objetivo, Altamira (PA)
curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“É sempre um prazer participar desse encontro, fico muito agradecida com as novas possibilidades de aprender e compartilhar.”
Nalva Lucia Aparecida Guerra, professora do Colégio Objetivo Uberlândia (MG) curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“Foi ótimo o curso. Apresentou ferramentas, dicas e materiais bem legais.”
Leonardo Bueno de Oliveira, professor do Objetivo São Carlos (SP) curso Olimpíadas e maratonas de programação.

“Excelente. O Caniloi é demais! A paixão que ele tem pela informática é contagiante. O Roberto também é ótimo. Passaram muito conhecimento. A hora passou e nem vi. Gratidão!”
Maria Fernanda Teline, mantenedora do Centro Educacional São Pedro/Colégio São Pedro, Tupã (SP) curso Olimpíadas e maratonas de programação.

“Parabéns, curso maravilhoso.”
Caroline Araki De Mendonça, professora do Colégio Objetivo Jardim Japão (SP) curso Gastronomia: como um cozinheiro pode auxiliar o professor na sala de aula.

“Amei o curso. Usar mais receitas para mostrar diferentes vertentes da Química. Os alunos amam cozinhar. O curso foi top! Parabéns, professores.”
Monique Bossolani Caliman, professora/coordenadora de Química do Centro Integrado Objetivo, Unidade Campestre e Prime, Santo André e São Bernardo do Campo (SP) curso Química e gastronomia: como um cozinheiro pode auxiliar o professor na sala de aula.

“Parabéns pelo tema, indispensável no momento atual.”
Jorge Pereira Arantes Junior, coordenador pedagógico do Colégio Palmital (SP) curso Ensino híbrido – experiências e possibilidades.

“Gostaria de parabenizar os professores pelo grande evento realizado. Em especial o professor Polako pela sua capacidade de mediação e conhecimentos.”
Cristina Angioletto, professora de Física do Instituto Educacional Piritubano, São Paulo (SP) curso Aulas de Física no mundo digital.

“Momento de valorização da arte enquanto provocadora de reflexões e via significativa nas novas relações que são estabelecidas através da tecnologia.”
Lucivânia Pereira dos Santos, professora da Escola Monteiro Lobato, Objetivo Barreiras (BA) curso Arte multimídia: educação contemporânea.

“Muito boas as ideias.”
Milena Silva Rocha, professora do Colégio Rio Branco Objetivo, Valparaíso de Goiás (GO) curso Coordenação motora global e fina.

“Gostei muito das atividades passadas. Auxiliará bastante minhas aulas.”
Ludymila França Moura, professora   Objetivo Macunaíma, Boa Vista – (RR) curso Coordenação motora global e fina.