IYPT – Turquia: Nicholas Siqueira Eduardo participa de mundial de jovens físicos
Nicholas Siqueira Eduardo, aluno da 3ª série do Colégio Objetivo Integrado, fará parte da equipe que representará o Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), que ocorrerá em Budapeste (Hungria), de 10 a 17 de julho de 2024.
“Será minha primeira experiência internacional. Minha maior preocupação agora é ajudar a equipe da melhor forma possível para que nós façamos um ótimo torneio e, se tudo correr bem, consigamos trazer uma medalha”, afirma.
Dirigido a estudantes do Ensino Médio, o IYPT é uma competição científica conhecida como a Copa do Mundo da Física. O grande diferencial do torneio é o formato da disputa, realizada em grupos que debatem resoluções de problemas em Física. As sessões são chamadas de Physics Fights – discussões que ocorrem exclusivamente na língua inglesa –, em rodadas de 50 minutos.
A classificação para a edição internacional veio pela conquista da medalha de prata na fase nacional, conhecida como IYPT Brasil, ocorrida de 22 a 24 de março de 2024, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Pela regra, as cinco melhores equipes classificam-se para o torneio internacional. Cada um dos times vencedores escolhe um dos seus integrantes para compor uma equipe única de brasileiros no mundial.
“Foi a primeira vez que participei da IYPT Brasil. Uma experiência única, diferente de todas as outras que tive ao longo da minha jornada olímpica. O torneio foi uma grande oportunidade de integração e troca de conhecimento”, comenta.
Nicholas fez parte da equipe Muleke Nêutron, que conquistou medalha de prata. As equipes Gatos de Schrödinger: Vivos ou Mortos e O Caldeirão do Hooke, também composta por alunos do Objetivo, conquistaram medalhas de bronze na IYPT Brasil.
“A dinâmica das apresentações, oposições e avaliações me cativaram, pois gosto participar de discussões sobre Ciência. Mas além disso, sem dúvida, o que melhorou ainda mais a minha experiência foram os meus amigos do Colégio; tanto os que integraram a minha equipe, quanto os meus amigos das outras equipes do Objetivo. Eles tornaram o evento ainda mais especial para mim”, comenta.
O aluno conta que está em uma fase intensa de preparação para o mundial. “Todos os dias estou estudando o formato dos torneios internacionais anteriores, e também os conceitos de Física que serão necessários para desenvolver a resolução dos problemas que forem atribuídos a mim. Em breve, darei início ao processo de modelagem teórica e experimental dos problemas que terei de resolver até o torneio. Durante esse período, também haverá treinamentos entre os integrantes da equipe.”
IYPT Brasil
PRATA
Nome da equipe: Muleke Nêutron
Alunos: Gustavo Silva Bastos de Almeida
Nicholas Siqueira Eduardo
Otávio Augusto Monforte de Oliveira
Vitor Takashi Hideshima
BRONZE
Nome da equipe: Gatos de Schrödinger: Vivos ou Mortos
Alunos: Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz
Gregory Almeida Dias do Rosário
Henrique Pereira Nery
Isabela Jimenez Lin
Isabela Neves Gonella
Nome da equipe: O Caldeirão do Hooke
Alunos: André Windisch Olenschi
Enzo Rodrigo Maior
Helena Akemy Araújo Miura
Hilton Gomes de Oliviera Júnior
Victória Jhullia Carvalho Beserra
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.