IJSO – Romênia: Felipe Garcia Araújo representa Brasil em mundial de Ciências
Felipe Garcia Araújo, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, representará o Brasil na 21ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO), prevista para ocorrer de 2 a 11 de dezembro de 2024, em Bucareste (Romênia).
“Desde que comecei a fazer olimpíadas científicas, meu sonho sempre foi participar de uma olimpíada internacional. Estou extremamente contente”, afirma.
Considerada uma das mais importantes competições estudantis do mundo, a IJSO avaliará o conhecimento de jovens com até 15 anos, de mais de 50 países, nas disciplinas de Física, Química e Biologia.
Na seletiva para o mundial, realizada em 8 de setembro de 2024, Felipe obteve o segundo melhor desempenho entre estudantes de todo o Brasil. “A participação
do Objetivo em minha conquista foi indispensável. A orientação dos professores nos estudos permitiu que eu alcançasse a classificação. ”
Felipe explica que um ponto decisivo para o seu excelente desempenho foi o formato dissertativo da prova, que proporciona a possibilidade de desenvolver o raciocínio, não o limitando à escolha de alternativas.
A Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) é a competição que seleciona os estudantes para a IJSO. Todos os medalhistas da OBC são convidados para a seletiva. O aluno conquistou medalha de bronze na OBC, o que o impulsionou a se empenhar ainda mais para conquistar uma das vagas para o mundial.
“Ao notar que existiam pessoas dedicadas aos estudos, compreendi que eu precisava me esforçar bastante. Após ter sido bronze, por mais que parecesse difícil, percebi que era possível conquistar essa vaga. Esse grande salto que eu obtive foi fruto de muito esforço e persistência, não só meu, mas também dos meus professores. ”
O aluno conta que começou a participar de olimpíadas científicas em 2023, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze em competições de Matemática, Ciências, Astronomia, História e Informática.
“As olimpíadas científicas possibilitam um aprofundamento muito maior em áreas que tenho interesse. Ser um aluno olímpico reflete muito sobre a competência e a responsabilidade existentes em olimpíadas. É necessário entender que, independentemente do resultado, o aprendizado sempre é vantajoso. ”
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.