Encontro Pedagógico – 31 de maio – Bauru

Encontro Pedagógico em Bauru oferece cursos que visam o aprimoramento profissional

Focado em oferecer um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo, e atento a uma realidade que se transforma a cada momento, o Sistema de Ensino Objetivo realiza periodicamente Encontros Pedagógicos. No dia 31 de maio, professores e coordenadores de escolas conveniadas de Bauru e região participaram de cursos de aprimoramento profissional. Sediado no campus Bauru da Universidade Paulista (UNIP), as atividades contemplaram todos os níveis de ensino.

No curso Os planos de aulas e as mídias, os professores de Informática da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio viram como utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica, que possibilita mudanças no ambiente de aprendizagem.  Ministrada pela professora Nathaly Goulart Vales, a aula mostrou que a utilização dos recursos digitais só é eficiente quando promove atividades que façam sentido ao aluno. A aula mostrou também a importância do planejamento para orientar o trabalho do professor.

Os educadores de Matemática do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram do curso Desenvolvendo conteúdos de Matemática em um currículo operativo durante a resolução de situações-problema, ministrado pela professoraVanessa Gervásio Martin. As atividades propostas mostraram que adotar um currículo operativo significa favorecer o desenvolvimento da capacidade de interpretar e formular textos numéricos, relacionar conteúdos, integrar raciocínios diferentes diante de problemas, bem como corrigir erros e superar obstáculos. 

“Gostei muito dos assuntos e do tema do curso. A interpretação e resolução de situações-problemas são as maiores dificuldades dos alunos. A troca de experiências e exemplos apresentados pela professora auxiliarão muito na dinâmica das aulas,” comenta a professora Alessandra Cristina Moura Pinto, do Colégio Objetivo Adamantina, de Adamantina (SP).  

O curso Diferentes Linguagens no estudo da Geografia, destinado aos professores do 6º ao 9º ano da disciplina, apresentado pela professora Maria Elvira P. Alves, explorou o texto literário como um recurso essencial para o conhecimento da disciplina e a utilização de novas tecnologias para complementar os conteúdos trabalhados. A aula reforçou a importância dessas fontes de informações e permitiu fazer leituras da paisagem em diferentes épocas, tornando possíveis a interpretação do modo de viver das sociedades e o contato com outros lugares e épocas.

O professor Patrick Tonon Carlos, do Colégio Objetivo de Itaí, de Itaí (SP) participou da aula e comenta que as atividades práticas do curso possibilitaram o compartilhamento de ideias e informações entre os educadores. “O tema abordado trouxe novas práticas pedagógicas e experiências que contribuirão na didática das aulas.”

O curso destinado aos professores de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental abordou os temas Alguns mitos brasileiros e suas relações com o meio ambiente e Desenvolvendo experiências científicas. Ministrada pela professora Luana Cristina Silva Barros, a aula foi dividida em duas partes, a primeira desenvolveu uma Programação Avançada (PA) que relacionou figuras da mitologia brasileira e como elas atuam no ambiente em que vivem.  Já a segunda, apresentou uma seleção de experimentos, cuja finalidade é facilitar o aprendizado e entendimento do aluno sobre os diversos conteúdos da disciplina. 

A professora Silvana Botasso, do Colégio Preve Lins, de Lins (SP), gostou muito da experiência. “Foi bom. O curso foi bem dinâmico e produtivo, como deve ser uma aula de Ciências. Ele ainda estimulou nossa criatividade.”

Destinado aos docentes de Geografia do Ensino Médio, o curso Contextualização cultural: território, cidade, patrimônio e memória no Brasil e no mundo globalizado – o papel da linguagem como elemento transformador e integrador da cultura material e imaterial  propôs que o conhecimento nasce do espanto, assombro, perplexidade e admiração.  Apresentado pelo professor Ivete M. Soares R. Ramirez, a aula discutiu como o território, a cidade, o patrimônio e a memória são imprescindíveis para tornar o mundo inteligível e seguro para todos. Ao falar sobre como a soma desses elementos resultam na busca pela proteção e qualidade de vida, o curso promoveu a discussão entre todos os participantes.

O professor Ricardo Cortes dos Santos, do Objetivo Uberlândia, de Uberlândia (MG), achou a proposta excelente e afirma que o curso foi de extrema importância para o desenvolvimento das aulas enriquecedoras. “Vimos, de forma clara e objetiva, como melhorar a abordagem dos temas com os alunos. O curso ofereceu ideias para um melhor planejamento das aulas enriquecidas com vídeos, fotos e livros complementares.”

Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos.  O módulo 1 reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do curso de coordenação.  Ministrado pela professora Edmea B. Nunes abordou o tema Como ser um líder dentro das escolas?. O cursoapresentou a abrangente importância de se ter um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.

Aos veteranos de Encontro Pedagógico, um dos cursos ministrados foi o 2º módulo – Quando perguntar não basta!. Destinado aos profissionais, que participaram em anos anteriores do módulo intitulado Coordenador pedagógico, “bombeiro não”! , o curso discutiu a importância de adotar uma prática metodológica que proponha a problematização como principal ferramenta de gestão ao formar professores. Ministrado pela professora Mercia M. Flaith, a aula abordou a problematização como um dos procedimentos metodológicos mais importantes, porque uma vez adotado pelos coordenadores pedagógicos, durante o desenvolvimento de suas tarefas, desencadeará processos reflexivos sobre a prática docente, tendo em vista elevar padrões de qualidade no atendimento aos alunos na escola.  

Já o 3º módulo– Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica, ministrado por Camila Clemente Vieira, discutiu os procedimentos metodológicos para desenvolver a tarefa de observar em sala de aula, tendo em vista os cuidados ao propor, realizar, intervir e definir os caminhos que serão percorridos, para que os professores possam ter a oportunidade de mudar cursos de ação.  Direcionado a profissionais que participaram, em anos anteriores, dos módulos intitulados Coordenador pedagógico, da prática à reflexão e Um coordenador pedagógico coordena, o curso trabalhou ainda a observação em sala, como a estratégia formativa que mais possibilita a aproximação entre coordenadores pedagógicos e professores.

A diretora pedagógica, Alessandra Leonarda Limão Fonseca, do Colégio Objetivo Uberlândia, de Uberlândia (MG), participou do 1º móduloComo ser um líder dentro das escolas?,  e diz quegostou muito da proposta do evento. “O curso que participei estimulou a reflexão sobre as mudanças necessárias para promover a formação continuada de professores, condição indispensável para oferecer um ensino de qualidade. O Encontro Pedagógico foi uma oportunidade para trocar experiências e atualizar-se profissionalmente”.

Para Marinéia M. Radichi, coordenadora do 2º ao 5º ano do Colégio Palmital, de Palmital (SP), que conferiu o 3º módulo– Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica, o curso foi ótimo. “Atualmente é necessário investirmos na formação dos nossos educadores. Os Encontros Pedagógicos são muito importantes, sempre voltamos com informações novas e com reflexões sobre as práticas pedagógicas”.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 31 de maio poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.

Confira abaixo depoimentos, de outros participantes, sobre o evento:

Ieda Zeli Silva, professora da Escola Adamantinense (Objetivo Adamantina), de Adamantina (SP) – Participou do curso de Inglês.

“Muito bom. Foi útil conhecer os métodos e sugestões para apresentar o vocabulário aos alunos. Agora, certamente ficarei mais atenta às possibilidades para explorar o vocabulário e tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.”

Neli Teba da Rocha
, coordenadora pedagógica do Colégio de Ensino Médio e Fundamental Santo Anastácio Ltda. – Participou do 1º móduloComo ser um líder dentro das escolas?
“Ótimo. A troca de experiências é muito importante. Nesses Encontros Pedagógicos aprendemos muito.”

Romulo Paulo de Oliveira , diretor do Centro Educacional Semear, de Colégio Objetivo Bernardino de Campos, de Bernardino de Campos (SP) –  Participou do 1º móduloComo ser um líder dentro das escolas?
“Foi muito interessante. O curso reforçou que os alunos são prioridade e apontou o papel do coordenador. É um evento essencial, com a troca de informações com outras instituições, analisamos que sempre é possível aprimorar o processo pedagógico.”

Rute Aparecida Pereira Massoni, professora do Objetivo Itaí, de Itaí (SP) – Participou do 1º móduloComo ser um líder dentro das escolas?
“Muito bom! A formação continuada é necessária, pois ajuda a refletir sobre a prática pedagógica e a corrigir os rumos, quando necessário.”

Zenaide Tannus e Gilson Montandon, coordenadores do Objetivo de Uberlândia, de Uberlândia (MG) –– Participou do 2º módulo – Quando perguntar não basta!
“Excelente. A aula possibilitou a troca de experiências, nos fez repensar sobre a prática pedagógica, e conhecer diferentes realidades. Refletimos ainda sobre a importância do coordenador da escola, vimos estratégias de observação em sala de aula, e outros pontos importantes. Agradecemos à equipe do Sistema de Ensino Objetivo pela receptividade e o ótimo trabalho realizado.”

Rosana Batista de O. Martineli, diretora do Instituto Educacional São Francisco, de Lins (SP)– Participou do 3º módulo– Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica.
“Ótimo. As situações apresentadas, o estudo, a prática da análise dos problemas auxiliarão muito. Eventos como esse ajudam a reciclar, aprender, e nos trazem novas práticas para a instituição de ensino. O tema discutido foi apropriado para a vivência e função”.

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