Encontro Pedagógico – 27 de setembro – São Paulo 3
Encontro Pedagógico promove o aperfeiçoamento da prática pedagógica
Aprendizado, troca de experiências e a busca por novas estratégicas didáticas são algumas das práticas estimuladas nos Encontros Pedagógicos, oferecidos pelo Sistema de Ensino Objetivo. Promovido periodicamente, o evento visa ao melhor aproveitamento dos recursos pedagógicos e ao aperfeiçoamento profissional dos educadores das escolas conveniadas.
No dia 27 de setembro, os docentes participaram de mais uma edição, que reuniu cursos direcionados a todas as disciplinas do currículo escolar, contemplando da Educação Infantil ao Ensino Médio. Realizado em São Paulo, no campus Cidade Universitária da UNIP, o encontro teve a presença de 150 escolas e cerca de 1.400 participantes, que tiveram uma manhã dedicada ao aprendizado.
Em A arte e suas diversas linguagens, destinado aos professores de Música e Arte da Educação Infantil, a professora Grace Ribeiro apresentou atividades e oficinas que abordam diversas linguagens da arte, e como elas dialogam entre si.
O curso Gêneros orais e escritos na escola: vivências e possibilidades, ministrado pelas professoras Bruna Fabiani Carvalho Fonseca, Ilda Cristina Pereira Barbosa e Elizabeth Alves dos Santos Nascimento, propôs aos educadores de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental uma construção de sequências didáticas que objetivam evidenciar os gêneros como instrumentos centrais para o desenvolvimento das capacidades individuais e do grupo nas dimensões de leitura e escrita. A aula mostrou como assegurar uma participação eficiente nas mais diversas ações discursivas em seus diferentes níveis de complexidade.
Os docentes de Inglês do 6º ao 9º ano conferiram com a professora Elaine Perrone – coordenadora de Inglês do 6º ao 9º ano – como preparar aulas que explorem os pilares da língua inglesa de forma igualitária. Denominado SpongeBob SquarePants: step by step, a apresentação trouxe novas sugestões para aulas mais completas e dinâmicas.
O professor Esmeraldo Caniloi Júnior – coordenador de Informática do 6º ao 9º ano e Ensino Médio – e o professor João Roberto da Silva falaram sobre O ensino de programação na escola: desafios e benefícios. A aula mostrou os recursos disponíveis em informática e em tecnologias digitais e como eles auxiliam no desenvolvimento do aluno. Planejamento, criatividade e trabalho em equipe foram alguns dos atributos explorados.
Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos.
Aos veteranos de Encontro Pedagógico, uma das palestras foi A tarefa de tematizar a prática da sala de aula. Considerado o 5º módulo, o debate promovido pela professora Mônica Cristina de Sousa perpassou pela importância da parceria e clima de cooperação entre coordenadores pedagógicos e docentes na prática educativa. A aula abordou a práxis, tendo o foco na atuação do professor e nos resultados do trabalho educativo dos alunos, oferecendo, assim, as condições para o desencadeamento de um processo reflexivo voltado para o trabalho em sala de aula.
Os Encontros Pedagógicos são abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas. A programação dos próximos Encontros e procedimentos para inscrição estão disponíveis no Portal Objetivo, na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Confira a seguir alguns depoimentos de educadores que participaram do Encontro Pedagógico de 27 de setembro:
Alex Sandro Pereira, diretor da Escola Arte e Manha, de Juquitiba (SP).
“O Encontro Pedagógico é importante para a formação e interação dos docentes, garantindo que as novas práticas sejam adotadas de maneira qualitativa e contextualizada. Aquilo que nos parece difícil no cotidiano escolar, com os cursos oferecidos, fica simples e contribui com a proposta da escola que é formar pessoas felizes e bem-sucedidas.”
Ana Júlia Lopes de Souza, Coordenadora da Unidade Vila Cruzeiro, de São Paulo (SP).
“É um momento em que olhamos para a nossa prática em busca de melhorias. O evento promove a troca de experiências com outras unidades, que é enriquecedora, e oferece também uma excelente oportunidade para estreitarmos os vínculos com a equipe.”
Jaqueline Kátia Alves da Silva, Administrativo Gestão Escolar do Colégio Terceiro Milênio – Objetivo, de Recife (PE).
“Os cursos oferecidos em Encontros Pedagógicos nos ajudam a otimizar nosso trabalho. A atualização profissional, a troca de experiências e as novas ideias para a melhoria da sua escola são alguns dos pontos que incentivam a participação dos educadores no evento.”
Jonas Antunes, diretor administrativo do E.E.I.E.F. Sigma Mundi, de Cubatão (SP).
“A importância da sistemática de ensino, aliada ao material didático, é o que não abrimos mão em nossa escola. Sempre estimulo a participação de todos os professores ao valorizar os cursos do Sistema e falar da relevância do evento.”
Célia Santos Inácio, professora do Colégio Geração Saber, de São Paulo (SP), participou do curso Gêneros orais e escritos na escola: vivências e possibilidades.
“Foi de extrema importância, pois preparou, orientou e capacitou o professor. Vimos estratégias para tornar as aulas mais criativas e focadas nas propostas do material. Os gêneros textuais, a representação de cada um deles de forma lúdica e as sugestões de contos pedagógicos e livros nos levou para o lado do aluno e, assim, vimos como identificar e esclarecer as dificuldades que encontramos em sala.”
Christiane Suguihara Govino, professora da Escola Criativa, de Campinas (SP), participou do curso Arte – semelhanças e contrastes na herança cultural brasileira.
“O tema estudado auxiliará muito no desenvolvimento das aulas de Arte, pois é fundamental que nos aprofundemos na questão da influência cultural que existe na arte brasileira. Conheci outros artistas interessantes para trabalhar com os alunos e aprendi muito com os colegas de curso e professoras. Além das atividades sugeridas, tanto individualmente como em grupo, encontrei diferentes formas de abordar o tema.”
Leandro R. Gnann, professor do Colégio Espaço Potencial/ Objetivo Cotia, de Cotia (SP), participou do curso O ensino de programação na escola: desafios e benefícios.
“Participo do Encontro Pedagógico duas vezes ao ano, desde que comecei a trabalhar com o Sistema de Ensino Objetivo. A troca de experiências e a busca constante de soluções tecnológicas e novos conceitos para serem aplicados nas aulas sempre me motivam. Dessa vez, vimos como estimular e desenvolver a autonomia do aluno na construção de seus conhecimentos, afinal, o educador desempenha o papel de facilitador entre aluno e computador.
Charles Michel da Silva, professor do Colégio Aquarela, de São Paulo (SP), participou do curso O ensino de programação na escola: desafios e benefícios.
“Dou aula há aproximadamente 10 anos e já participei de cinco cursos do Encontro Pedagógico. Gosto bastante, pois os professores sempre apresentam novidades e podemos trocar conhecimentos.”
Maria José de Souza Marinho dos Santos, professora do Colégio Brasil Jovem, de São Paulo (SP), participou do curso Língua Inglesa – papel integrador e transformador da cultura mundial.
“Sempre procuro participar do Encontro Pedagógico, pois sempre nos acrescenta algo positivo. Neste evento o professor Cláudio nos ofereceu material dos diversos vestibulares e vimos dicas de como envolver e ampliar o vocabulário dos alunos. O Objetivo está de parabéns. Esses encontros são sempre muito bem organizados e ricos em materiais, com professores sempre dispostos a nos trazer novidades e nos ajudar.”
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.