Encontro Pedagógico – 14 de setembro – São Paulo
Encontro Pedagógico promove intercâmbio de saberes e o aprimoramento profissional
Visando ao melhor aproveitamento dos recursos pedagógicos oferecidos pelo Sistema de Ensino Objetivo, professores, coordenadores e mantenedores de escolas conveniadas tiveram a oportunidade de compartilhar boas experiências, reforçar e vivenciar novas possibilidades de atuação em sala de aula, no Encontro Pedagógico realizado em 14 de setembro, no campus Cidade Universitária da UNIP.
Cursos direcionados a todas as disciplinas do currículo escolar, contemplando desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionaram aos participantes um dia dedicado ao aprendizado.
Aos docentes da Educação Infantil 1 e 2 da área de Códigos, Lógica, Natureza e Cultura e Movimento, foi oferecido o curso Criança pequena também pensa, ministrado por Andrea Cristina da Silva e Eliana Nunes S. Olivare. Idealizada por Sandra Carulli e sua equipe, coordenadora da Educação Infantil, a atividade abordou a postura do professor em exercícios que contemplam a construção do conhecimento e a expressão livre do pensamento da criança.
“Gostei quando a educadora falou sobre a importância de mostrar aos pais o desenvolvimento do trabalho em sala, que levará à alfabetização” diz Cecilia Aparecida de Oliveira, professora do Colégio Integrado de Osasco. Marcia Soares dos Santos, professora do Objetivo de Salto de Pirapora (SP), comenta que os temas trabalhados foram muito interessantes. “Achei muito dinâmico e a palestrante foi maravilhosa. Realmente aprendemos sobre assuntos diferentes.”
O curso Experiências de ensino e aprendizagem – matemática significativa, apresentado pelos professores Adail V. G. Zuppo, Deborah O. Cruz e Vanessa Gervasio, foi uma das atividades oferecidas aos professores do 2º ao 5º ano.O conteúdo trabalhado foi estruturado a partir de situações didáticas e fundamentado na resolução de problemas pelos alunos; foram feitas comparações e discussões para rebater ou validar as hipóteses levantadas pelos professores participantes.
Sob o tema Os papéis e as inúmeras tarefas do “novo” professor de Matemática, o curso destinado aos docentes da área do 6º ao 9º ano, ministrado por Rita Gerote, apresentou diferentes didáticas para modificar a visão dos alunos sobre a disciplina. Os educadores foram instrumentalizados por meio de oficinas, laboratórios e outras práticas.
Maria Andrea do Espírito Santo, do Espaço Potencial de Cotia (SP), afirma que foi uma experiência muito interessante. “No trabalho em grupo, as ideias e raciocínios se diversificaram e contribuíram na solução de problemas. A diversidade dos temas, comentários e opiniões ajudarão a trabalhar os conteúdos.”
Em Saber relacionar linguagens: contextualizando disciplinas de Ciências Humanas apoiadas pelo ensino de diferentes idiomas, destinado aos professores do Ensino Médio de Geografia, Sociologia, Filosofia, História e Arte, as atividades focaram nas indicações do novo Enem. Ministrado por Ivete Maria Soares Ramirez Ramirez, o curso visou ao compartilhamento de técnicas metodológicas para a resolução de questões interdisciplinares que observaram os conteúdos programáticos solicitados pelos parâmetros curriculares.
Marcos Vilaça Rancon, professor de Filosofia, achou o curso dinâmico, descontraído e com conteúdo abrangente. “A palestra trouxe temas atuais, que foram apresentados de forma compreensível e não massacrante. Foi surpreendente, e as propostas favorecem o aprendizado do aluno.”
Seguindo a sequência prática, o curso direcionado aos coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foi dividido em três módulos. No módulo 1, Coordenador pedagógico, “bombeiro” não!, as professoras Edméa B. Nunes e Ângela Xavierapresentaram as distorções e equívocos na formação e atuação dos coordenadores pedagógicos que levam os profissionais a assumirem diferentes tarefas em detrimento de suas principais funções. A professora Sônia Regina Lara Bento abordou, no módulo 2, o tema Coordenador pedagógico, da prática à reflexão. Neste curso, os profissionais refletiram sobre maneiras de desenvolver habilidades para exercer a formação continuada dos docentes. Já no módulo 3, Um coordenador coordena!, as professoras Cláudia G. Maciel e Vera Lúcia Ribeiro discutiram o perfil de liderança dos profissionais e o fortalecimento dos desempenhos, a partir da análise de situações cotidianas.
A coordenadora pedagógica da Escola de Integração e Aprendizagem Crescer, da unidade Jardim São Bento Velho, de São Paulo, Raimunda N. Silva Carneiro, afirma que a parceria com o Objetivo foi uma grande conquista e que o Encontro Pedagógico possibilitou uma rica troca de experiências e formação continuada. “É o momento em que a teoria é vinculada à prática. Podemos tirar dúvidas, rever conceitos, entender o sistema de ensino e levar uma nova experiência para as unidades.”
Os Encontros Pedagógicos são abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas. A programação dos próximos Encontros e procedimentos para inscrição estão disponíveis no Portal Objetivo, na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.