Encontro Pedagógico – 12 de abril – Maringá
Sistema de Ensino do Objetivo promove Encontro Pedagógico em Maringá
O Sistema de Ensino do Objetivo oferece, periodicamente, aos profissionais cursos que estimulam a capacitação e o aprimoramento profissional, visando a uma educação de qualidade. Em 12 de abril, os professores se reuniram no Colégio Objetivo – Cesumar, em Maringá (PR), para mais uma edição do Encontro Pedagógico. Participaram do evento, escolas conveniadas de Apucarana, Ivaiporã, Maringá, Naviraí, Paranavaí, Porapozinho e Pintanga.
Aos educadores da Educação Infantil, a professora Andrea Cristina da Silva apresentou o curso Criança: o pensar e o agir na resolução de problemas, que abordou os princípios e as estratégias formativas da concepção de educação. A atividade promoveu a reflexão pedagógica sobre o saber e o pensar da criança de 2 a 6 anos nas áreas de ensino.
A professora Antonielle Magalhães, do Objetivo Maringá, comenta que o curso esclareceu muitas dúvidas e enriqueceu sua prática pedagógica. “A aula mostrou diferentes soluções para problemas semelhantes”, ressalta.
Em Planejando e executando os conteúdos por meio de situações-problemas, a professora Vanessa Gervásio Martin tratou sobre a importância da interação entre docentes e alunos na ampliação e construção de conhecimentos, por meio de estratégias interdisciplinares. A proposta reuniu professores do 2º ao 5º ano, de Ciências, Geografia, História e Matemática.
“Dinâmico e enriquecedor. A troca de experiências traz estímulos para nossa caminhada na educação”, comenta Edilene de Souza Lima, professora de Matemática do Objetivo Minie, de Navirai (MS), que participou da aula.
Aos docentes de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano foi proposto o curso Gêneros orais e escritos na escola: vivências e possibilidades. Ministrado pela professora Bruna Fabiani Carvalho Fonseca, o curso propôs a construção de sequências didáticas. A aula evidenciou os gêneros como instrumentos centrais para o desenvolvimento das capacidades individuais e do grupo nas dimensões de leitura e escrita, orientadas para assegurar a participação eficiente nas mais diversas ações discursivas, em seus diferentes níveis de complexidade.
Evaniza Souza Pereira Bilk, do Objetivo Ivaiporã, afirma que o curso foi apresentado de forma ampla e direta, contribuindo para o aprendizado. “Certamente levarei as experiências do Encontro Pedagógico para a sala de aula. Gostei muito da dinâmica da professora, sua postura e seu vocabulário. Participar de eventos como esse recarrega nossas energias para seguir por um caminho de conquistas positivas na educação.”
Para os professores de Arte, Ciências e Matemática do 6º ao 9º ano, a professora Silvia Regina Kujassu Bovino falou sobre a Didática nos dias de hoje. O curso apresentou estratégias que contribuem para a ação do docente em sala de aula, buscando tornar a aprendizagem mais atraente e prazerosa ao aluno.
A professora Ana Kelly Rocha Geremias Bertonsello, do Objetivo Minie, de Naviraí (MS), comenta que a aula foi muito interessante. “Vimos novas metodologias e discutimos um pouco sobre as dificuldades do professor em sala de aula. As propostas apresentadas serão utilizadas em muitas aulas.”
Já o curso Ação e interação na sala de aula: caminhos para uma aprendizagem mais significativa reuniu docentes de Inglês, Geografia, História e Português do 6º ao 9º ano. Ministrado pelo professor Silvio Duarte, propôs uma reflexão sobre as condições necessárias para que a sala de aula se converta em um ambiente propício a uma aprendizagem mais significativa, possibilitando aos alunos uma participação mais ativa e interativa no processo de ensino-aprendizagem.
Eslaine Espanhol Meira da Silva, do Colégio João Paulo II, de Pitanga (PR), gostou muito das propostas. “Refletimos, trocamos informações e ampliamos nossos conhecimentos sobre o método de ensino. Com o que foi apresentado nos cursos, poderemos levar para sala de aula mais elementos que agradam o aluno, aproximando-o do conteúdo estudado.”
Os professores do Ensino Médio de Arte, Espanhol, Filosofia, Inglês, Geografia, História, Matemática e Sociologia se reuniram no curso Saberes científicos e saberes de ação caminham lado a lado. Vamos contextualizar juntos. Ministrado pela professora Ivete Maria Soares Ramirez, tratou da questão interdisciplinar ao contextualizar, de acordo com a proposta do Enem, os conteúdos programáticos das disciplinas de humanidades. Dessa forma, foi demonstrado que a contextualização dos saberes científicos constitui-se em importante subsídio para outros saberes.
No curso do professor Valnir Rogério Trava Airold, Lixo e seus contaminantes: uma realidade atemporal, os educadores de Biologia, Física e Química do Ensino Médio exploraram, por meio de uma abordagem interdisciplinar, como situar historicamente os problemas inerentes ao lixo, seus contaminantes e suas consequências no bem-estar social.
Márcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento de Apoio Pedagógico, ministrou o curso Coordenador pedagógico, da prática à reflexão. Márcia discutiu com os coordenadores a prática da profissão e refletiu sobre como desenvolver as habilidades para exercer a formação continuada de seus professores, utilizando algumas estratégias formativas.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 12 de abril poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.