Alunos do Objetivo conquistam o 2º lugar e o prêmio de Melhor Projeto de Integração na RoboCup Jr
Duas equipes conquistaram premiações e foram convidadas para apresentarem seus projetos no Simpósio RoboCup, com a presença de autoridades científicas de todo o mundo.
Novamente o Brasil saiu vitorioso de mais uma olimpíada científica internacional. Desta vez, as conquistas vieram de alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo e do Colégio Objetivo Integrado, que lançaram mão de todo o conteúdo aprendido sobre Robótica, Inteligência Artificial, realidade aumentada, mecânica e arte para atuaram de forma brilhante na maior, mais exigente e mais importante olimpíada de Robótica do mundo: a RoboCup Junior.
Realizada de 17 a 21 de julho de 2024, na cidade de Eindhoven (Holanda), participaram aproximadamente 45 países, 2.500 competidores e 400 equipes, sendo três delas do Colégio Objetivo.
A equipe Time 73 RoBits, composta pelos alunos David Icheng Wang Chou e Sophia Yara Yano, da 3ª e da 2ª série do Objetivo Integrado, respectivamente, e Marcos Menezes Nunes, da 3ª série do Objetivo Alphaville, conquistou o segundo lugar na modalidade Rescue Simulation, que é apresentada pelo computador aos jurados. Nela, um robô virtual percorre mapas de labirintos virtuais onde deve encontrar e resgatar vítimas de algum desastre, chegando a superar até 50 obstáculos. É desse modo que operam as simulações de aviões, navios e foguetes.
E foi com esse desafio que os estudantes, sob orientação do ex-aluno olímpico do Objetivo Sebastião Fróes, hoje professor no curso especial de Robótica do Colégio, desenvolveram e programaram estratégias para que o robô criado por eles se movesse identificando e superando obstáculos para o resgate. Para isso, durante os seis meses que antecederam a competição, eles criaram um código baseado em algoritmos para simulação de uma situação necessária de resgate, a fim de que, durante a olimpíada, o robô estivesse capacitado a explorar os mapas de labirintos propostos pelos organizadores, com vítimas a serem salvas.
Complexos, os oito mapas apresentados tinham por intuito tornar mais difícil a locomoção dos robôs. Contudo, pensando estratégica e literalmente com espírito científico, os alunos desenvolveram códigos de mapeamento suficientemente capazes de sobrepor os obstáculos. “Vistas pelo código, as pistas (ou mapas) iam ficando cada vez mais difíceis; cada uma delas apresentava áreas diferentes entre si para o robô explorar. Havia áreas com paredes extremamente irregulares para paredes de formatos completamente arbitrários, que são muito complicados de navegar normalmente. Em qualquer uma das situações, o robô precisava usar os algoritmos contidos em sua programação para navegar com o máximo de eficiência. Assim, quanto mais vítimas o robô resgatava e quanto mais do mapa ele conseguia identificar, mais pontos ele ganhava, razão pela qual chegamos ao segundo lugar”, explica Fróes.
Já a equipe Molibdênio 42, formada pelos alunos Ian de Freitas Nagai, Giovanna Lacerda de Oliveira e Catarina Morais Rosseti, da 2ª série do Ensino Médio do Objetivo Integrado, e por Lucas Yudi Iwai e Caio Yoichi Iwai, da 1ª série do Objetivo Paz, conquistou o prêmio de Melhor Projeto de Integração das Diferentes Tecnologias, competindo pela modalidade OnStage, que acontece em um palco, com interação entre humanos e robôs.
Neste ano, sob a orientação do professor Rogerio Gouveia Jr., os alunos se inspiraram no tema Harry Potter. A apresentação no palco consistiu na atuação da professora Minerva (personagem interpretada pela aluna Catarina Rosseti), recebendo Lucas Potter (aluno Lucas Iwai) para seu primeiro dia em Hogwarts. Lucas passa pela seleção da casa à qual faria parte e conhece a escola representada em palco. “A escolha da casa, como nos livros e filmes, foi realizada pelo chapéu seletor, um animatrônico que conversa utilizando uma IA”, explica o também professor da Robótica do Colégio Objetivo, André Rossini Corte.
A equipe Aperture Robotics, composta pelos alunos do Objetivo Granja Viana, Lucas Suzena Luna e Leonardo Rosendo de Sena Blanco, respectivamente da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, e Gabriel Ichiro Hamada, do 9º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Cantareira, competiu, por sua vez, pela modalidade Soccer LightWeight.
Simpósio RoboCup
Além das premiações, dada a riqueza de detalhes de seus trabalhos, que ofereceram abordagens interessantes de criação de algoritmos, da exploração de labirintos e do reconhecimento de imagens, as equipes Time 73 RoBits e Molibdênio 42 foram selecionadas para apresentar seus projetos no Simpósio RoboCup, um espaço de discussão e contribuições científicas em todas as modalidades propostas pela olimpíada.
O Simpósio é realizado todos os anos com a competição mundial e os trabalhos apresentados são publicados pela Springer-Verlag’s Lecture Notes on Artificial Intelligence.
Parabéns, alunos do Colégio Objetivo!
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