1 de outubro

  • Dia Internacional da Terceira Idade
  • Dia Internacional do Habitat
Outros fatos


1908 — Henry Ford lança o primeiro carro popular

Em 1908, cinco anos após a criação da companhia Ford Motors, Henry Ford lançou o primeiro carro popular: o Ford Modelo T, conhecido no Brasil também como Ford Bigode.


1958 – Entra em funcionamento a agência espacial Nasa

A corrida espacial teve início em 1957, quando foram lançados pela União Soviética o satélite artificial Sputnik 1 e posteriormente o Sputnik 2 — este com o primeiro ser vivo a ir para o espaço, a cadela Laika.
 

 

Assustado com a superioridade científica e tecnológica dos soviéticos, o congresso norte-americano concentrou suas atenções em um plano nacional de conquista do espaço. Em 29 de julho de 1958, o presidente americano Dwight D. Eisenhower assinou a lei que criou uma nova agência federal, cujo objetivo era a realização de atividades não militares no espaço.
 

 

A famosa Nasa (National Aeronautics and Space Administration, na sigla em inglês) iniciou efetivamente suas operações em 1º de outubro do mesmo ano. Em cinquenta anos de existência, realizou uma série de missões ao espaço, como a missão Apollo, que enviou o primeiro homem à Lua, e a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Também desenvolveu importantes pesquisas científicas que geraram, entre outros benefícios, a criação de monitores cardíacos, utilizados em unidades de terapia intensiva e centros cardiológicos especializados, e de trajes para competições de natação (testes revelam que o uso do traje aumenta em até 15% a velocidade do atleta).
 

 

Atualmente, trabalham em sua sede em Washington 19 mil funcionários, e outros em 10 demais centros espalhados pelos Estados Unidos, totalizando 40 mil empregados. Um dos projetos que estão sendo desenvolvidos é o programa espacial Constellation, que tem por objetivo levar astronautas americanos novamente à Lua em 2020 e a Marte, posteriormente.


1971 — Inaugurada a Walt Disney World

img class="fotoesquerda" alt="" src="arquivo/efemerides/0110_disney.jpg" />O complexo Walt Disney World localiza-se na cidade de Lake Buena Vista, Flórida, Estados Unidos, próximo à cidade de Orlando. O parque foi inaugurado em 1 de outubro de 1971, representando a concretização de um sonho de a target="_self" href="http://www.viajandoparaorlando.com/parques/disney/waltereliasdisney.php">Walter Elias Disneya>.

 

Com o sucesso da Disneyland (inaugurada em 1955), Walt (1901-1966), buscando um desafio ainda maior, sonhou com a construção de Walt Disney World Resort. Seu sonho tornou-se realidade com a inauguração do Magic Kingdom, pelo seu irmão Roy O. Disney.

 

Com a criação da Walt Disney World, a target="_self" href="http://www.viajandoparaorlando.com/parques/parques.php">outros parques temáticOs vieram a estabelecer-se nessa região da Flórida, razão pela qual a cidade de a target="_self" href="http://www.viajandoparaorlando.com/../orlando/orlando.php">Orlandoa> foi apelidada de “capital mundial da diversão”, recebendo mais de 40 milhões de turistas das mais variadas nacionalidades a cada ano, dos quais cerca de 50 mil são brasileiros.

 

O Magic Kingdom é o coração, se assim podemos dizer, da Walt Disney World, razão pela qual algumas pessoas até chegam a confundir o parque com o próprio Walt Disney World Resort. O parque foi inaugurado em 1 de outubro de 1971, sendo batizado “The Happiest Place on Earth!” (o lugar mais alegre da Terra).

 

Ao adentrá-lo é possível perceber que se está ingressando num mundo mágico, principalmente ao visualizar o Castelo da Cinderela(Cinderella’s Castle). Há sete áreas temáticas: Main Street U.S.A., Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland, Mickey´s Toontown Fair e Tomorrowland.

 

img class="fotodireita" alt="" src="arquivo/0110_disney2.jpg" />Main Street USA é a primeira área temática do Magic Kingdom. Trata-se de uma versão de Disney para a rua principal de uma pequena cidade americana no início do século XX. Nela encontra-se uma placa de bronze com uma dedicatória elaborada pelo irmão de Walt, Roy O. Disney, assim dispondo:

WALT DISNEY WORLD is a tribute to the philosophy and life of Walter Elias Disney and to the talents, the dedication, and the loyalty of the entire Disney organization that made Walt Disney´s dream come true. May Walt Disney World bring Joy and Inspiration and New Knowledge to all who come to this happy place, a Magic Kingdom where the young at heart of all ages can laugh and play and learn together.

Tradução: WALT DISNEY WORLD é um tributo à filosofia e vida de Walter Elias Disney e para o talento, a dedicação e lealdade de toda a organização Disney, que tornou o seu sonho realidade. Que Walt Disney World traga alegria, inspiração e novos conhecimentos a todos que venham a este lugar feliz, um Reino Mágico onde todos os jovens de coração de todas as idades podem rir, brincar e aprender juntos.

 

O Adventureland reproduz ambientes de floresta, em que os paisagistas de Disney buscaram recriar regiões da África, Brasil e México.

 

Frontierland: trata-se da região temática do Magic Kingdom que evoca a época do Velho Oeste, com pioneiros americanos e uma paisagem montanhosa, com cactus, fortes, salões de tiro, cabanas rústicas etc.

 

Compondo a maravilhosa decoração de Liberty Square há um enorme carvalho com 135 anos, denominado de Liberty Tree. Essa árvore foi encontrada por Walt Disney em sua propriedade.

 

Fantasyland é a área temática do Magic Kingdom dedicada ao mundo da imaginação, da esperança, do amor, dos sonhos.

 

Mickey´s Toontown Fair é uma área temática do Magic Kingdom em homenagem ao ratinho Mickey, que tornou o sonho de Walt Disney realidade.

 

Tomorrowlandé destinada a apresentar a visão de Walt Disney sobre o futuro da humanidade.
 
Em 1975, a equipe de Disney anunciou o projeto da construção de um parque que seria um mostruário de novas tecnologias e culturas do mundo, denominado Epcot Center, sigla que significa “protótipo de comunidade experimental do futuro”. Esse parque foi inaugurado em 1 de outubro de 1982.

 

Em 1985 iniciou-se a criação de outro parque temático, o Disney-MGM Estúdios — atualmente denominado Disney-Hollywood Studios — que mistura os bastidores dos grandes estúdios de Hollywood com atrações de um parque temático. Em 1 de maio de 1989, o Disney-MGM Estúdios abriu suas portas.

 

Em 1998 foi inaugurado o mais novo parque temático do complexo Disney, denominado de Animal Kingdom, um parque voltado à vida selvagem, com inúmeras atrações, todas elas explorando a fauna e a flora mundiais.

strong>Conhecendo mais...strong>

ul>li>a href="http://disneyworld.disney.go.com/wdw/parks/maps/mappopup?id=MagicKingdomMapPage&bhcp=1">Mapa oficial do parquea>li>li>a href="http://www.disney.com.br/mickey/">Site Walt Disneya>li>li>a href="http://disneyworld.disney.go.com/wdw/index">Parque temáticoa>li>ul>tttt