Gincana do Colégio Objetivo: solidariedade, aprendizado e espírito esportivo


Repleta de atividades esportivas e culturais, a 37ª Gincana do Colégio Objetivo proporcionou momentos inesquecíveis às turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Divididos em equipes, os alunos definiram o planejamento e se organizaram para as tarefas que foram programadas para o dia da grande final, que começou animada com o Show de Entrada, inspirado nos Jogos Olímpicos.Em 1920 o Brasil participou de sua primeira Olimpíada, em Antuérpia (Bélgica). Os 21 atletas brasileiros ­– todos homens – chegaram à Europa e conquistaram três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. A modalidade que trouxe essas medalhas ao Brasil foi a de tiro ao alvo.

As provas tiveram diversas temáticas. Em uma das tarefas, os alunos comemoraram os 50 anos daBanda Queen, despertando a curiosidade dos alunos. “Sabíamos que as outras equipes iriam fazer apresentações de musicais com danças, por isso decidimos montar um documentário para incentivar os mais jovens a ouvirem os clássicos do Queen”, esclarece Sophia Ragusa.

Para comemorar os 30 anos do telescópio Hubble, a prova científica estimulou as equipes a pesquisar a história e curiosidades sobre esse famoso satélite artificial lançado pela NASA. E qual era o desafio? Cada equipe deveria apresentar uma imagem ou um objeto em 3D acompanhado de uma pesquisa sobre o envio do Hubble para o espaço. “A prova foi ótima, pois adquiri novos conhecimentos. Sou amante da astronomia. Pude me aprofundar mais sobre o tema. Outro ponto importante foi a apresentação. Sou bastante tímido e tive a oportunidade de trabalhar esse lado”, explica João Vitor Santos.

No Objeclipe, a prova mais tradicional da competição, os alunos deram um show à parte. Desafiados a dublar um artista ou uma banda famosa dançando uma coreografia, eles soltaram a imaginação e surpreenderam a comissão julgadora.  Na tarefa artística, a homenageada foi a pintora e escultora Lygia Clark. Cada equipe apresentou aos jurados uma pesquisa e confeccionou uma obra inspirada na série Bichos, de autoria da artista.

A gincana estimulou a criatividade, promoveu a amizade e reforçou a importância da solidariedade. Como resultado, toneladas de alimentos foram arrecadadas e serão doadas a instituições filantrópicas do estado de São Paulo. “Foi muito gratificante ajudarmos ao próximo e a quem realmente necessita. É algo que faz bem. É uma sensação maravilhosa. Sou grato ao Objetivo por fornecer essa tarefa solidária pra gente”, diz Leonardo Ciochetti. 

Vídeos Relacionados